A vesícula, é um orgão que faz parte do aparelho digestivo e tem como função armazenar a bílis e regular o seu fluxo para o intestino.
Ao contrário do que se possa pensar, a bílis não é produzida na vesícula mas sim nas células do fígado.
É depois conduzida por uma rede de pequenos canais que, cada vez mais largos que se juntam para formar o canal hepático direito e o esquerdo, que por sua vez se unem num canal hepático comum.
Aqui a bílis inicia o seu trajecto fora do fígado com destino ao duodeno, zona inicial do intestino delgado, onde vai exercer a sua função que consiste em possibilitar a
absorção das gorduras ingeridas.
Desse canal comum, forma-se um outro, chamado de canal cístico que termina na vesícula. Para melhor compreensão, reparem na imagem.
O último segmento da via biliar, chamado canal colédoco, termina num orificio chamado papila.
No intervalo entre as refeições, a vesícula enche-se de bílis e, graças á sua contração, este líquido é esvaziado durante as refeições indo assim cumprir o seu papel na digestão dos alimentos.
A vesícula pode ser sede de várias doenças, sendo a mais comum a que se denomina por litíase, que significa a formação de cálculos, (pedras), no seu interior.
As causas desta doença são variadas e dependendo dessa mesma causa o tipo de cálculos poderá variar.
A existência de cálculos pode, por sua vez, motivar outras doenças como a infeção da vesícula, obstrução da circulação da bílis, inflamações agudas do pancreas ou mesmo o aparecimento de tumores da vesícula biliar.
O tratamento passa sempre pela cirurgia e não existem medicamentos que façam desaparecer os cálculos.
No próximo artigo falaremos sobre a cirurgia para tratamento das doenças da vesícula.
Para mais informações, convido-vos a visitar a minha página:
https://www.eduardoxaviercirurgia.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário