domingo, 18 de novembro de 2018

NÓDULOS DA PELE


Quem, nalguma altura da vida, não detectou já um nodulo nalguma parte do corpo?

Se na maioria dos casos são situações fugazes, tais como borbulhas ou furúnculos, que se resolvem muitas vezes por si só, outros há em que as dúvidas sobre a sua origem obrigam a uma avaliação médica ou até ao recurso a exames auxiliares de diagnóstico.

Um nódulo que ocasionalmente surge na nossa pele corresponde na maior parte das vezes  a uma situação benigna e pouco alarmante, mas pode ser também expressão de uma doença com mais gravidade. Quem não sabe, por exemplo, que a detecção de um nódulo mamário obriga ao despiste de um cancro da mama?

Em todas os casos em que haja persistência de sintomas  a intervenção de um profissional de saúde é essencial para esclarecer e tratar convenientemente.

Embora haja uma variedade considerável de situações clínicas que se manifestam como nódulos que se detectam na a pele, os quistos e os lipomas são as mais frequentes. Ambos são alterações benignas tratadas com uma pequena intervenção efectuada com anestesia local sem requerer internamento.

Numa próxima publicação falaremos um pouco mais sobre eles.

Tem dúvidas?

Pergunte!

SANGUE NAS FEZES

SANGUE NAS FEZES

O aparecimento de sangue nas fezes é um sinal que, com alguma frequência, motiva uma ida ao médico.

Se por um lado, para algumas pessoas constitui um sinal de alarme, para outras, principalmente naquelas em que o diagnóstico de hemorróidas foi já efectuado, torna-se um acontecimento comum e que muitas vezes não é valorizado.

A hemorragia ano-rectal pode ter muitas causas e deve ser sempre valorizada. Se na maioria das vezes tem a sua origem em doenças locais, que se podem tratar facilmente, noutros casos é um sinal de alarme de uma doença com maior gravidade.

Por tudo isto, perante a presença de perda de sangue através do anus, a  prudência obriga a que seja efectuada uma consulta especializada onde uma boa história clínica e um exame ano-rectal rigoroso, poderão muitas vezes, de imediato, diagnosticar a causa da hemorragia.

Para mais informações, convido-vos a visitar a minha página:
https://www.eduardoxaviercirurgia.pt/

terça-feira, 4 de setembro de 2018

CIRURGIA DAS HEMORRÓIDAS: UMA NOVA REALIDADE!
A doença hemorroidária é, em grande parte da população portuguesa, uma causa muito frequente de sofrimento, e incapacidade.
O simples incómodo, as hemorragias, que podem ser responsáveis por anemia, ou  ainda os frquentes episódios de dor por vezes insuportável, são apenas alguns dos sintomas que, muitas vezes, durante anos, reduzem a qualidade de vida de quem sofre desta doença.
Apesar disso, muitos doentes que tem hemorroidas preferem continuar a sofrer pelo receio da cirurgia.
De facto, o receio do temível período pós-operatório, com dores intensas, muitas limitações e lento retorno à vida normal, leva a que a doença se prolongue e os sintomas se mantenham ou se agravem ao longo de muito tempo.
Estes receios são, hoje em dia, ainda perfeitamente justificados já que, em muitos hospitais, a cirurgia para o tratamento da doença hemorroidária se rege ainda por técnicas clássicas utilizadas desde há muitas e muitas décadas.
No entanto, através da utilização do laser, é hoje perfeitamente possível operar as hemorróidas de forma eficaz com uma técnica pouco invasiva em que a dor é quase inexistente e a recuperação após a cirurgia se faz em pouco tempo.
Sinto-me muito orgulhoso de ser um dos cirurgiões com mais experiência nesta técnica em Portugal, podendo oferecer aos meus doentes a possibilidade de tratar eficazmente as hemorróidas sem dores, sem complicações, com uma rápida convalescença!
Como sempre, podem contar comigo!

Para mais informações, convido-vos a visitar a minha página:
https://www.eduardoxaviercirurgia.pt/




sexta-feira, 17 de agosto de 2018

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrRwyqJ1wfXwWp9yk1kUKe-mCrQb1jjuKyV-dVF5p8QWwFrHFiHlBNyMRrMzPD8MWXW-wGCYTdJEPd0Li2QGkTLT4uFeUr3mRtIM6L-wZXE2Od9ic2qlw36dR7r8VKxuUm0WXV6NRJ6lK5/s1600/eu.pngTRATAMENTO MINIMAMENTE INVASIVO EM PROCTOLOGIA

As doenças da região anal tais como hemorróidas, fístula ou ainda quisto pilonidal, (geralmente conhecido como quisto dermóide), tem em comum o incómodo que provocam e a franca diminuição de qualidade de vida de quem delas sofre.
Para além disso, o tratamento cirúrgico clássico destas doenças está tradicionalmente associado a um pós operatório muito doloroso, uma recuperação longa e difícil e ainda, nalguns casos, à possibilidade de incontinência anal.
Tudo isto leva a que muitos doentes não queiram ser operados e sofram durante anos com os sintomas e complicações provocados pela sua doença.
Uma nova técnica cirúrgica mini-invasiva com tecnologia laser vem agora possibilitar uma viragem radical no pós operatório de algumas doenças proctológicas.
Para além dos bons resultados obtidos no tratamento da doença hemorroidária, da fístula anal e do quisto pilonidal, é de salientar a quase ausência de dor no pós operatório, assim como a possibilidade de uma rápida recuperação e um precoce regresso à vida ativa.
Sou um dos poucos cirurgiões em Portugal a praticar esta técnica recente, infelizmente ainda pouco difundida, sendo no entanto a minha experiência suficiente para considerá-la promissora e de primeira linha, convicção aliás corroborada pela casuística internacional publicada já em diversos artigos científicos.
Sinto-me particularmente privilegiado por oferecer aos meus doentes a possibilidade de serem tratados por uma técnica eficaz, como uma baixíssima taxa de complicações, praticamente indolor e com uma óptima recuperação.

Para mais informações, convido-vos a visitar a minha página:

https://www.eduardoxaviercirurgia.pt/